segunda-feira, 2 de abril de 2012

POLÍTICA NO HORIZONTE ÉTICO



Por: João Carlos Lino,
Mestre em Filosofia pela UFMG, professor da PUC-MINAS e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Tem artigos publicados nas coletâneas: “Deuses e monstros”; “Os sete pecados capitais”; “Variações filosóficas entre a ética e a política”; “Filosofia e política” e “A cultura vai ao shopping”.

Segundo João Carlos Lino, política é a arte de viver em comum. É o uso do poder que emana da prática concreta das pessoas. Já a ética, é a parte da filosofia que se ocupa do estudo da conduta humana, sob o ponto de vista do bem e do mal. Desta forma, a ética na política se constitui na conduta correta do Estado e dos cidadãos em relação ao bem da sociedade.
A atividade política, segundo o filósofo, é uma das mais importantes da experiência humana, pois ela nos permite sair dos estreitos limites da nossa privacidade e fundar, sem apagar a nossa subjetividade, um verdadeiro espaço público. “Nos tempos que correm, a política, separada de todo e qualquer ideal republicano, tem se mostrado um mero jogo de poder em benefício de uma minoria suspeita”, afirma João.
Texto retirado do Site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário