quarta-feira, 16 de maio de 2012

FILOSOFIA: A ARTE DE QUESTIONAR


Por: Klysciane, 
1º ano "B" - EEBIC
As diferenças entre estudar história da filosofia e o filosofar, pode acontecer de duas  maneiras a primeira histórica que é debater com os alunos em sala o que foi escrito por Kant, ou sobre teoria moral, teoria do conhecimento e etc. Como se fosse história da arte, história da cultura, mais meramente fatos, de acontecimentos. Filosofar é aprender a questionar, segundo a teoria de Kant não se ensina Filosofia, se ensina a filosofar. O filosofo tenta pensar em um mundo de categorias em que sejam coerentes.                                                         

“Criticar o que existe” é importante sim, a tarefa do filósofo é de destruir certezas, então se você não critica o que existe, você não é uma pessoa com conhecimento e primeira tarefa de um filósofo é criticar o existente e eventualmente, propor um modelo alternativo. À tarefa mais crítica, de colocar óbvias, como dadas, naturais, já é uma tarefa importante. 

O filósofo pode contribuir em muitas mudanças na sociedade como através de seus questionamentos na sociedade, como por exemplo, pessoas  pobres que observamos aquilo como coisa muito natural em nosso dia-a-dia, e o filósofo  está ali para questionar. Porque aquilo acontece?  Se a pobreza  é um fato natural? E etc. O filósofo defende sua teoria  sobre uma determinada posição e tenta mudá-la.


Nenhum comentário: