quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O PAPEL DO ALUNO

      As pessoas com idéias reacionárias sempre reagem, diante do novo, como se ele viesse para destruir pessoas, desfazer instituições, transformar tudo em uma bandalheira sem controle...
É sempre assim: quando se fala em defender os direitos de reintegração social dos presos, se diz que estão querendo passar a mão na cabeça, na escola é a mesma história: não vamos conseguir dar uma educação formal satisfatória se não prepararmos a escola para receber o aluno, tal como ele é, e continuarmos pensando em não “dar vez” para estes “adolescentes bagunceiros e desinteressados”, a estas “crianças mal educadas por seus pais e totalmente indisciplinadas e sem limites”...
...O principal dever do novo aluno será o de entender o porquê de estar na escola e o de saber que tem que se respeitar e respeitar aos outros para que se consiga um ambiente propício a se adquirir conhecimentos com alegria e prazer, para, dentro de uma visão até cívica, tirar nosso país do atraso cultural em que se encontra, e conseguir faze-lo transpor a barreira que o separa do mundo dos letrados (reais), sem distinção de classes sociais ou nível de conhecimento dos pais. Ele tem saber que, apesar de ter sido tão usada como tal, não é balela eleitoreira dizer que a Educação é um caminho para melhorar este país.
...É ele o cara que precisa mudar a postura perante o Saber, é ele o cara que merece e precisa ter mais qualidade de ensino, é o professor dele que tem que tomar uma nova atitude perante o aluno e perante o Saber em si, é a família dele que tem que participar mais e exigir mudanças...
...O aluno vai ter que mudar, e muito, mas, é o que menos vai precisar se esforçar para se adaptar dentro desta nova concepção de escola, pois, ele é o mais aberto às mudanças e aceitará facilmente uma escola que virá ao encontro de suas necessidades e anseios, feita sob medida para ele, coerente com o seu tempo e com a sua realidade.