quarta-feira, 16 de maio de 2012

UMA ATITUDE! MUITA DIFERENÇA!


Por: Janilma Barbosa dos Santos,
1"B" - EEBIC
Ao interrogar-se sobre a existência das coisas, sobre as origens ou simplesmente sobre fenômenos naturais do dia-a-dia, estamos filosofando de maneira inconsciente, a escola não “ensina a filosofar”, até porque já somos filósofos natos, ela nos mostra apenas um novo meio de buscar a verdade e cada um tem sua opinião e é preciso respeitá-la.
A história da filosofia consiste no ensino da disciplina voltada aos filósofos passados, no entanto, não podemos associar muito, pois de Platão e Sócrates a filosofia foi-se moldando, as idéias mudaram, o modo de vida foi alterado e principalmente a sociedade. Devemos ter consciência de que é importante filosofar, buscar saber a verdade última das coisas, não devemos aceitar tudo que nos empoem, devemos saber o porquê, e caso não nos convenham, mudar a realidade. A sociedade se acostumou a viver dessa forma leiga, hoje em dia, ver uma criança na rua é normal, não nos impactamos, sendo a mesma deveria estar estudando e brincando. Todos nos, enquanto cidadãos possuímos direitos, mas será que eles são respeitados? E porque será que não tentamos mudar a sociedade? Não é difícil achar as respostas, nenhum sistema governamental quer ter uma sociedade esclarecida e as pessoas se acostumaram com isso. Buscam as respostas mais fáceis ou plagiam, pois têm preguiça de pensar.
É possível sim mudar a sociedade, desde que aprendamos a filosofar com sabedoria, e ao questionar sobre alo que não concordam ou acham que está errado, procurar as próprias respostas, ou se quiser mais conhecimento sobre algo, ir além e se informar.